sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PROJETO: LER PARA CRESCER

Introdução

É pensando na importância da leitura que estamos sistematizando uma proposta de atividade interdisciplinar com ênfase no desenvolvimento / aprimoramento / ampliação da competência leitora dos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Tomaz Brandão, com intuito de torná-los competentes no mundo da leitura e consequentemente adquirirem habilidades no ato de escrever, interpretar textos dos mais simples aos mais complexos, e de uma certa forma ampliando os programas de enriquecimento curricular.

Metodologia

Queremos que os alunos produzam peças teatrais, realizem rodas de contação de história, produzam poesias a partir dos livros lidos e que a leitura realizada produza diversas oportunidades de contextualização. Cada livro escolhido será lido por um grupo de quatro adolescentes ou crianças, num período de 15 dias. Após a leitura a equipe fará a socialização do conteúdo lido e um levantamento de dados sobre a obra.

RESULTADOS

Resultados esperados para 2009: Despertar 65% dos alunos das 8º. 9º anos e Ensino Médio o hábito de ler e escrever com prazer, com reflexão e criticidade até dezembro de 2012. Maximizar de 35% para 65% o índice de alunos das séries supra, que farão com segurança suas produções textuais, artísticas e literárias durante todos os meses de 2009, tornando-se cidadãos construtores da realidade. Resultados esperados para 2012.

Considerações Finais

Como objeto de conhecimento que, é a leitura precisa ser explicitada. Deste modo, defende-se que as estratégias de leitura precisam ser ensinadas para que o leitor-aprendiz se torne um leitor autônomo e competente. No entanto, acredita-se que este ensino precisa acontecer em situações contextualizadas e significativas, de modo que o aluno-leitor possa reconhecer a leitura como uma atividade social que permite a sua atuação no cotidiano e sua inserção no mundo letrado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
*Literatura e Letramento: espaços, suportes e interfaces - O jogo do livro/ Organizado por Aparecida Paiva, Aracy Martins, Graça Paulino, Zélia Versiani-1 ed- reimp- Belo horizonte. Autêntica/CEALE/ FAE/UFMG/ 2007.
* Micheletti, Guaraciaba/ /Leitura e Construção do real: o lugar da poesia e da ficção

Nenhum comentário:

Postar um comentário