sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PROJETO: HORTA ORGÂNICA SAÚDE PARA O HOMEM E O MEIO AMBIENTE




Alunos Autores

Thiago Amaral Melo Lima

Felipe Costa Teixeira

Professores orientadores

Kleica Rodrigues Gomes Van Noye


APRESENTAÇÃO

O atual projeto oportuniza aos adolescentes e crianças a possibilidade de aplicar o conhecimento cientifico em atividades cotidianas que os levem estabelecer relações diretas da teoria com a prática. Temos visto ao longo dos anos de aplicação dos trabalhos pequenos avanços, mas que fazem diferença na conscientização de nossa clientela. São essas conquistas que nos impulsionam a continuar desenvolvendo ano a ano a Horta Orgânica de nossa escola. É maravilhoso vermos a merenda escolar sendo enriquecida com verduras e legumes saudáveis produzidos pelos próprios alunos, que contam também com a valorosa colaboração da APOI (Associação dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba), dos auxiliares de serviços gerais e merendeiras na efetivação dos trabalhos realizados na horta.


Metodologia

A primeira atividade a ser desenvolvida será a visitação de uma horta orgânica, para conhecer as etapas do processo de desenvolvimento e construção da mesma. Como a escolha dos produtos a serem plantados, o tipo de adubos utilizados, conhecer e observar o tempo de crescimento e colheita.

A segunda atividade a ser desenvolvida será a visitação à horta, onde será feito o reconhecimento do espaço, mostrando suas partes e os instrumentos que serão utilizados para a semeadura.

A terceira etapa será o momento da semeadura, onde será feito diretamente no solo, os alunos receberão a semente para o plantio, logo após é feito a rega, que acontecerá todos os dias por 2 ou 3 alunos.


RESULTADO ESPERADO

• Escola e comunidade atuando juntos em benefícios de todos;

• Participação maciça de pessoas das comunidades nas Oficinas de educação ambiental;

• Mudança de atitude dos envolvidos em relação à utilização indiscriminada de agrotóxicos, adubos químicos e ao resgate da Cultura da horta caseira;

• Comprometimento dos professores demonstrado através da mudança de atitude frente à escola e à sociedade;

• Comunidade empregando conhecimentos adquiridos para geração de renda familiar.


Considerações Finais

A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e pratica de forma contextualizada, auxiliando no processo ensino aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperando entre agente sociais envolvidos.



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